quarta-feira, 12 de setembro de 2007

ORGANIZANDO ESPAÇOS E TEMPOS NA SALA DE AULA

A sala de aula deve constituir-se um ambiente agradável, possibilitando que a criança ali permaneça com conforto e prazer. Estou consciente da realidade de muitas escolas públicas do nosso país, cuja infra-estrutura precária e a escassez de recursos materiais inviabilizam uma prática docente de qualidade. Para aquelas colegas que, assim como eu, atuam em escolas públicas com boas condições de trabalho, considero essencial atentar-se a organização do espaço físico da sala de aula, tornando-o atraente e facilitador para a aprendizagem dos pequenos.
Acredito que a caracterização do espaço físico, deva ocorrer em conjunto com os alunos. Não tenho a preocupação de estar com a sala "pronta" no primeiro dia de aula. Costumo ir construindo o espaço aos poucos, introduzindo um recurso de cada vez. O professor necessita manter o olhar apurado e evitar a poluição de recursos didáticos, onde um cartaz compete visualmente com o outro. Salas com excesso de estímulos visuais acabam por desorganizar o ambiente e não surtem o efeito estético e pedagógico desejado. Julgo essencial a utilização do cartaz da rotina semanal e do cartaz do ajudante e costumo manter uma " bibliotequinha" na sala de aula. As músicas também são boas aliadas para demarcar os momentos da rotina escolar. Faço uso da música da entrada, dos dias da semana, do lanchinho, da volta do recreio e da hora da história, um hábito dos tempos em que atuava na educação infantil e que carrego até hoje por considerar facilitador.
Ao meu ver, o Cartaz da Rotina Semanal é o primeiro que deve ser introduzido. De simples execução, pode ser feito com fotos das crianças nas diferentes aulas/atendimentos especializados ou com gravuras que simbolizem tais momentos, desde que esta simbologia seja acordada com os alunos. O cartaz que utilizo este ano é com gravuras. Escolhemos uma caixa de lápis de cor para representar a aula de artes, crianças brincando com bola para representar a educação física, crianças em classes escolares representa o que os meus alunos intitulam de "aula normal" e uma estante cheia de livros para representar a biblioteca. Utilizo o mesmo cartaz para as duas turmas. No centro, ficam dispostos os dias da semana, iniciando pelo domingo. Do lado direito, posto a rotina de uma turma e do lado esquerdo, da outra. Utilizo cor diferenciada para o sábado e domingo. Aos poucos as crianças vão absorvendo a rotina semanal e conseguem "gerenciar"a sua semana, trazendo o livrinho da biblioteca no dia certo e não esquecendo de vir de tênis para as aulas de educação física. Nem todos os pais estão atentos a rotina escolar de seus filhos, muitos organizam-se por conta própria e o cartaz se torna um excelente suporte. Opto por fazer o ajudante semanal, mais uma forma de auxiliá-los a construir a noção de semana. Na próxima postagem colocarei sugestões de músicas que auxiliam na rotina escolar.

1 Comentários:

Às 26 de fevereiro de 2016 às 17:50 , Blogger Unknown disse...

ola mande sugestoes de musicas infantis

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial